A Filosofia Oriental

Por: Ryath (Inspirado pelo Senhor da Luz Prateada)

A Filosofia Oriental está muito ligada as religiões orientais, que por sua vez o autoconhecimento é um destaque, ou uma busca constante, e ela vem ganhando força cada vez mais aqui no Brasil.
Todas religiões trabalham para o autoconhecimento, mas esse é o principal destaque na Yoga, Budismo e Taoísmo.
A Yoga é uma Filosofia Oriental, não é uma religião como o Hinduísmo, mas tralha muito o autoconhecimento.
A Filosofia Ocidental pensa o mundo, mais comumente para fora de si mesmo, apesar que Sócrates e Platão, em suas filosofias, buscavam muito o autoconhecimento e a felicidade.

 


A Filosofia Oriental busca o pensamento em volta de si mesmo, das questões que trazem o autoconhecimento.
A Filosofia Oriental também é muito dedicada a Atenção Plena, que é trabalhada na Yoga e no Budismo, além da meditação, que além da Yoga e do Budismo, também é muito praticada no Hinduísmo e Taoísmo.

 


Os orientais tem uma fé muito grande que a meditação é o melhor método para obter autoconhecimento, aqui no Ocidente não.
Na Filosofia Oriental, que é onde existem muitas religiões, é a crença em reencarnação, onde teremos muitas vidas até atingirmos o Nirvana.
Uma grande meta para se atingir na a Filosofia Oriental, é a iluminação, que o eles chamam muito de Nirvana, que é um grande nível de autoconhecimento, onde quando chegamos nesse nível, não precisamos mais reencarnar, a não ser que desejamos para fazer algum bem.
Porém ao atingir o Nirvana não temos mais uma necessidade própria de reencarnar, mas o fazemos pelo outro.

 


No Budismo existem muitas histórias de Mestres Budistas que já atingiram o Nirvana, mas que voltam ao mundo físico, ao mundo reencenados, para ajudar na religião de Buda.
Para a Filosofia do Budismo, da Yoga e do Hinduísmo, o Samsara é o mundo de quem precisa reencarnar por uma necessidade própria, mas quando se chega ao Nirvana, não se necessita mais disso.

 


No Ocidente também existe, nas muitas religiões, a iluminação, também chamada de Santidade ou Ascensão, onde o Catolicismo, a Umbanda, o Esoterismo tem essa meta, mas não é tão destacado assim nas outras crenças.
Porém nas religiões Ocidentais também é possível atingir a iluminação em uma só vida, desde que o praticante busque isso.

 


O Espiritismo, por exemplo, ele tem uma dificuldade imensa de acreditar que podemos atingir a iluminação em uma só vida, isso por causa de uma frase de Allan Kardec, que diz que levam milhares de anos para conseguir essa meta, mas isso não é uma regra, pois muitas almas precisam de muitas vidas para se interessar pela espiritualidade e as coisas elevadas, pois as pessoas começam nos níveis mais baixos de autoconhecimento, onde o ser não busca o amor ou a espiritualidade, mas sim interesses egoístas.

 


Quando a pessoa muda, deixando de ser alguém só preocupado com seus interesses egoístas, ela já pode buscar a iluminação em uma só vida, o que é perfeitamente possível, e aqui no site ensinamos como atingir a iluminação, tem, inclusive, um link no final da página para fazer práticas e ter orientações para conseguir esse objetivo.

 


A Filosofia Oriental usa muitos métodos como mandalas, mantras, meditação, concentrações, atenção, mudras e etc. para desenvolvermos nosso autoconhecimento, e possuem conhecimentos sobre karma, reencarnação, magia, chakras, poderes paranormais, desprendimento e entre outros.

 

Alguns Destaques: